Site de uso gratuito, que serve para pequenos construtores ou empreiteiros e particulares
que forem construir ou reformar, controlar os gastos nas suas obras, de forma fácil e ágil.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Consulte um arquiteto ANTES de comprar ou alugar ?

Por Fabio Rocha

Uma ocasião em que raramente se pensa no arquiteto é no momento de comprar ou alugar um imóvel. Corretores de imóveis são lembrados. Advogados e contadores são convocados. Mas poucas pessoas consultam um profissional da área de construção e reformas antes de fechar um negócio imobiliário. E aqueles que o fazem sempre ficam satisfeitos!

Em minha trajetória já atendi alguns destes clientes. Empresários ou executivos interessados em saber se o espaço comportaria o crescimento de sua empresa atual ou o desenvolvimento de um novo negócio; investidores querendo confirmar se estavam fazendo um bom acordo; ou ainda pessoas preocupadas com as condições e possibilidades do imóvel pretendido (casa, apartamento ou terreno).

A ideia de chamar o arquiteto antes de ter o imóvel poderá parecer absurda, se pensarmos que esse profissional só iniciará seu trabalho depois de concluída a fase de compra ou locação. Porém, as contribuições do arquiteto vão muito além de algumas “ideias para o espaço”. Contratar esse especialista somente depois pode resultar em frustração para todos: para o próprio arquiteto, que poderá se ver diante de inúmeras restrições à sua criatividade, impostas pelas condições do imóvel; e para o cliente, que talvez tenha suas solicitações atendidas apenas parcialmente. Em minha experiência já deparei com vários casos em que, após conversarmos, o interessado desistiu de determinado imóvel por considerá-lo inviável às suas necessidades, dando preferência a outro; ou ficou aborrecido com o fechamento do negócio por constatar que deveria ter feito diferente.

Recentemente atendi um cliente assim. Entusiasmado com os planos de expansão de sua empresa, saiu em busca de um imóvel maior. Achou uma grande casa de rua, com bastante visibilidade, num ótimo ponto comercial. Até aí, tudo bem. O detalhe é que ele fechou um contrato de locação de curtíssimo prazo (3 anos), assumiu todos os custos da obra e... o imóvel precisou ser reformado por inteiro, praticamente reconstruído! Se tivesse sido consultado antes, eu o teria alertado para as condições estruturais do imóvel e teria sugerido uma melhor negociação em termos de prazo e divisão de despesas... Num outro caso, antes de fechar a locação de uma área de 980m2 o cliente me explicou sua necessidade de ampliação, da ordem de 50%, e perguntou se daria para implantar sua empresa nesse novo espaço. Afirmei que sim e ele fechou negócio!

O estudo preliminar é o ponto de partida de qualquer projeto, permitindo ao cliente visualizar melhor sua demanda. Na ocasião de tal estudo, ocorrem as visitas ao imóvel para averiguação das áreas e levantamentos de medidas; verifica-se a legislação municipal quanto ao uso e ocupação do solo e também quanto ao exercício de atividades; os parâmetros de segurança; o partido arquitetônico; e, principalmente, o confrontamento das necessidades do cliente com as possibilidades do imóvel. O desenvolvimento do projeto só acontecerá depois dessas análises, por isso a consulta prévia é tão importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário